01 julho 2014

O Que as Décadas Anteriores Deixaram para Nós


 
Ooie gente, andei sumida né?

Mas hoje faço mais um trabalhinho meu como jornalista que seria:
O que as Décadas Anteriores Deixaram para Nós.
Como vocês podem ver no título :)

E então eu resolvi que vou falar do século 20 (Até 1990, não vou fazer a partir de 2000)

Para começar vamos falar dos anos 10:
 
 "No que toca à moda feminina, este grande criador excluiu o espartilho do seu guarda-roupa, livrando a mulher do acentuado aperto na zona da cintura, que mais tarde se veio a provar ser prejudicial para a saúde. Este foi abolido essencialmente no período da primeira guerra mundial, pois tornou-se incomodo para as mulheres que trabalhavam arduamente, impossibilitando-lhes muitos dos seus movimentos.

Outra grande marca da moda desta época prende-se  com  a subida das bainhas das saias e vestidos da altura, que agora iam até a altura das canelas, também maioritariamente por motivos funcionais, pois tornava-se mais fácil a movimentação destas mulheres para puderem deste modo realizarem as acções que lhes estavam destinadas."
Este texto foi retirado de um site, para ler o texto completo clique AQUI.

No Stardoll a Loja Decades (que infelizmente foi retirada do Stardoll) define esta época, encontre itens pelo Bazaar.
Anos 20:
 
"A silhueta dos anos 20 era tubular, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a[la garçonn], como era chamado. A mulher sensual era aquela sem curvas, sem seios e com quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos."
Texto retirado de outro site, para ler o texto completo clique AQUI
 
Lojas como Voile ou Decades tem algumas peças que podem se encaixar nesta época.
 
Anos 30:
"Em geral, os períodos de crises não são caracterizados por ousadias na forma de se vestir. Diferentemente dos anos 20, que havia destruído as formas femininas, os 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer.
Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira. "
Texto retirado de outro site, para ler o texto completo clique AQUI
 
Alguns vestidos sexys porém comportados da loja PPQ são exemplos da época

Anos 40:
 
"A Segunda Guerra Mundial teve um imenso efeito na moda durante a maior parte dos anos 1940. Por causa do racionamento de itens como o náilon e dos limites colocados nos tecidos, os estilistas foram forçados a mudar o corte e os estilos das roupas. Outras modas entraram em voga em virtude da necessidade durante os anos de guerra. No entanto, através das adaptações, o visual da época ainda era glamouroso e harmonioso."
Texto retirado de outro site, para ler o artigo inteiro clique AQUI.
 
Alguns vestidos e saias da loja It Girls mostram fortes características desta época.
 
Anos 50:
 
"Quando falamos em anos 50, rapidamente nos lembramos das figuras que marcaram a época, tais como Grace Kelly, Marilyn Monroe e tantas outras. Essas mulheres eram símbolo da sensualidade da década de 50 e misturavam estilos da época, como a sensualidade. Toda essa revolução do mundo da moda teve inicio no fim da segunda guerra mundial. Época em que o mercado do tecido entrou em expansão, foi a partir daí que as mulheres começaram a se arrumar mais e passaram a ficar extremamente belas e exuberantes."
Texto retirado de outro site, para ler o artigo completo clique AQUI
 
Por ser uma década mais sexy loja como a Velvet Orchid tem algumas peças que tem modelos parecidos com o da época.
 
Anos 60:
 

"As roupas nas décadas de 60 , época dos hippies, transmitiam a paz e amor, lemas da época, por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor, como também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como o Brasil, Chile e França.
Nessa década retomou as técnicas artesanais, como o tricô, o crochê e o patchwork. Nos primeiros anos da década de 60, as bolsas ainda eram em estilo carteira, recebendo motivos e padronagens decorativas em couro ou sintético"
Texto completo retirado de um site, para ver a fonte clique AQUI
 
Era uma época mais cheia de cor, pode se caracterizar por outras peças da Decades e também por outras da Original Future.
 
Anos 70:
 
"Os anos 1970 foram uma época de experiências – tanto existenciais como na moda. A mistura do masculino com o feminino mostrou uma mulher mais poderosa, mais ousada. A minissaia ficou micro e passou a dividir espaço com outras peças, entre elas o short e as saias de comprimento mídi e máxi. As estampas psicodélicas e as cores fortes aliadas a pantalonas, calças knickers usadas por dentro de botas e muito conjuntinho de tudo, até de short com sobretudo, faziam o visual meio hippie e totalmente rebelde daqueles anos loucos. Na esteira do sucesso de MANEQUIM, a Editora Abril lança CLAUDIA MODA, em 1971. Sob a batuta de Costanza Pascolato, a moda ganhou uma vitrine para exibir as novidades de um mercado em pleno crescimento"
Texto retirado de outro site, para ler o artigo clique AQUI
 
Uma loja com algumas destas características é a RIO, ainda mais se vasculharmos bem.
 
Anos 80:
 
"A moda anos 80 (tempo compreendido entre 1980 a 1989), a New Wave (nova onda - em inglês), inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegrese de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época"
Texto retirado de outro site, para ler o artigo completo clique AQUI.
 
Uma loja perfeita para essa década é a mais uma vez Original Future, ainda mais se você tiver base de outras pesquisas.
 
Anos 90 (minha preferida):
 
 "Moda nesta década foi uma espécie de supermercado de tendências. Com a informatização, tudo ia e vinha muito rápido. As peças tradicionais serviam apenas como referência. Ficamos minimalistas. Voltamos um pouco à estética dos anos 1970 e declaramos o preto total como uniforme. Peças básicas, como camisa branca, calça capri e terninho seco ganharam espaço nos armários. O estilo grunge saiu da música e coloriu a moda jovem com tatuagens e piercings. Gisele Bündchen alcançou status de top model e trouxe de volta o sucesso das curvas do corpo feminino. Brilho e sensualidade estiveram presentes em todas as estações da década"
Texto retirado de outro site, para ler o artigo completo clique AQUI
 
Lojas como Basics e Fallen Angels são ótimas para ter uma ponta da época no Stardoll.
 
Então é isso gente, espero que tenham gostado :* E aí, de qual década você mais gosta?
 
 
 
 
 


Um comentário:

Unknown disse...

Anos 50 ♥ Marilyn Monroe ♥